quinta-feira, março 17, 2022

Poemas concebidos sem pecado

 


Em entrevista a José Castello, Manoel de Barros falou sobre seu primeiro livro, Poemas concebidos sem pecado, em 1937.

JC - Como você publicou seu primeiro livro?


Manoel - A primeira edição de Poemas Concebidos sem Pecado foi rodada na prensa manual de um diplomata, o Henrique Rodrigues Vale. Foram só 20 ou 30 exemplares, dados de presente. Não guardei nenhum.

JC - Quando você o lê, hoje, o que acha?


Manoel - Acho que esse meu primeiro livro é meu melhor livro. Tudo o que escrevi depois vem dele. Ali, eu já tinha a noção do valor linguístico da poesia. Poesia não é para contar história, poesia é um fenômeno de linguagem.

Um comentário:

Graça Pires disse...

Repito as palavras de Manoel de Barros que como sabemos tinha bem a noção do valor linguístico da poesia.
"Poesia não é para contar história, poesia é um fenômeno de linguagem".
Pois é. Mas afinal ele sempre contou "histórias" a propósito do que pensava, do que via, do que sentia. E sempre nos encantou com elas.
Um grande beijo, minha Amiga Solange.